top of page

Ensino e outros processos formativos

Curso de Especialização “Extensão Universitária e Desenvolvimento Sustentável
​
A relevância deste curso de Especialização em Extensão Universitária e Desenvolvimento Sustentável se apresenta diante mesmo do campo da especialização: um exercício da extensão em tantos outros ambientes em que pode acontecer a economia solidária como uma outra possibilidade de viver, fundamentando a perspectiva do desenvolvimento sustentável.
Procura, igualmente, preparar profissionais de nível superior com melhores condições de atuar em projetos, programas em extensão e que só complementam a sua atuação acadêmica quando promovem a extensão, conduzindo elementos para o ensino e transformando questões daí geradas a se tornarem fenômenos de suas pesquisas.
Ainda, acompanha a perspectiva política aberta pelos últimos governos em que se torna possível a realização de projetos e programas no campo da política pública, ambiente onde a Universidade é forte parceira governamental, e outras instituições sociais, a UFPB passa a contribuir com essas instituições também.
No campo teórico, tem sido da UFPB, dentre as demais e IFES, a maior radicalidade conceitual da Extensão - avançando para além das visões que são colocadas em distintos congressos – na qual apresentam uma Extensão que se presta ao povo e com isso a denominação de Extensão Popular. Uma Extensão acadêmica como um trabalho social e útil às comunidades, contribuindo para a cidadania. Essa formulação tem sido forjada no ambiente da Universidade Federal da
Paraíba. 
São essas perspectivas no ambiente acadêmico local, por meio de distintos núcleos acadêmicos na UFPB, que têm apresentado possibilidades concretas da conexão entre extensão e ensino e pesquisa, ou exercícios efetivos da indissociabilidade acadêmica, para além do mero discurso.
​
​
Curso  de aperfeiçoamento Educação de Jovens e Adultos do Campo com Ênfase em Economia Solidária â€‹

​

O Curso de aperfeiçoamento  Educação de Jovens e Adultos do Campo com Ênfase em Economia Social visa proporcionar aos profissionais do magistério da educação básica pública, subsídios teóricos e metodológicos para atuarem com a prática da Educação de Jovens e Adultos, considerando as especificidades do público e as temáticas da economia solidária. Visa ainda contribuir para a melhoria da formação continuada dos profissionais da educação que atuam direta ou indiretamente na Educação de Jovens e Adultos nas redes públicas; possibilitar aos cursistas condições de refletir acerca da EJA como fenômeno social, multifacetado, que requer a compreensão de temáticas específicas para sua materialização; favorecer a criação de espaços para intercâmbio e reflexões das práticas exercidas pelos cursistas na EJA, de modo que a socialização de suas vivências possa constituir-se também como espaço de compreensão e questionamento da identidade do sujeito educador que atua nessa modalidade. Por fim, estes profissionais podem ser vistos como mediadores e facilitadores de projetos de intervenção local com ênfase na sociobiodiversidade e economia solidária, promovendo inclusive a criação de espaços para intercâmbio e reflexões das práticas exercidas pelos cursistas na EJA

​

Diálogos sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional: desafios e perspectivas para o fortalecimento do SISAN nos municípios

​

o  curso será desenvolvido integralmente no formato EAD.  E será composto por 5 módulos.Sendo que no módulo 1 será apresentada a estrutura do curso, o sistema de avaliação, metodologia e ambientação com a ferramenta de EAD, e os demais módulos abordarão as temáticas da SAN, especialmente a sua institucionalização enquanto política pública.

A estrutura modular permitirá o aprofundamento das temáticas, com a disponibilização de materiais didáticos, práticos, fonte de dados e de caráter informativo sobre a Política de SAN, DHAA, CONSEA e SISAN.Ademais,  permitirá a continuidade dos debates iniciados com os municípios nas visitas e oficinas presenciais.

No módulo final os participantes irão apresentar seus trabalhos, os quais serão definidos conforme o perfil da turma. Poderão ser  uma proposição de intervenção ou um trabalho de cunho teórico.

Objetivos Gerais:

Objetivo Geral: Realização de Curso na modalidade EAD para gestores públicos, atores da sociedade civil e discentes dos cursos de Nutrição e Gestão Pública da UFPB.

Obejtivos específicos:

- Disponibilizar estratégias criativas de produção do conhecimento levando em consideração a transversalidade e abrangência do campo da Segurança Alimentar e Nutricional e do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável;

 - Promover a aproximação da formação acadêmica dos contextos locais de implementação das políticas públicas no estado da Paraíba;

 - Subsidiar o acompanhamento aos municípios paraibanos incluídos no projeto SISAN Universidades, de modo a fortalecer a política Pública de SAN no Estado da PB e contribuir com a adesão dos municípios ao SISAN.

​

​

Disciplina no Programa de Pós Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional (PGPCI/UFPB):

Economia Solidária e Políticas Públicas

Ementa: Economia solidária (introdução conceitual e perspectivas teóricas); princípios solidários (autogestão, cooperação e solidariedade); experiências e formas organizacionais; economia solidária e atores sociopolíticos; o campo da economia solidária no Brasil; as políticas públicas e economia solidária (perspectiva teórica); economia solidária como política pública; experiências de políticas públicas de economia solidária no Brasil; interfaces da economia solidária com outras políticas públicas

bottom of page